Salve Pessoal!
Depois de um longo inverno, quer dizer, o inverno ainda vem aí, mas depois de um longo e conturbado período, estou tentando retomar os blogs que eu escrevo. E tem muita coisa pra contar…
Nesse post vou falar um pouco sobre a linguagem de programação Amiblitz que atualmente está na sua 3ª versão. Essa linguagem é um Basic com cara de C. A base é o velho e bom Basic, mas com recursos e velocidade que lembram muito o C!
Essa linguagem nada mais é que a evolução do famoso BlitzBasic, que nos áureos tempos, “brigava” com o AMOS pela atenção de quem queria desenvolver jogos de maneira até bem prática para o Amiga. Mas o tempo passou, o BlitzBasic para o Amiga, parou na 2ª edição e seguiu o seu caminho no PC. Mas o pessoal que produzia o BlitzBasic (Acid Software), viu que algumas pessoas ainda usavam e queriam melhorias na versão para Amiga. Eles então, liberaram o código fonte de todo o programa (compiladores etc…) e um grupo de usuários Amiga passou a atualizá-lo, criar novas funções e inclusive uma IDE com ótimos recursos! A única ressalva era que não poderiam usar o nome BlitzBasic. Surgia aí o Amiblitz!
E não é que o Amiblitz é bem legal de usar?!
Antes de falar mais sobre como ele funciona e demostrar alguns exemplos de comandos e rotinas (farei isso nos próximos posts), vou deixar alguns vídeos bem capengas de testes que eu fiz nas horas vagas. Inicialmente utilizei o Amiblitz2 e por fim, no último vídeo, utilizei o Amiblitz3 (demorei um pouco até conseguir fazê-lo funcionar direito, mas valeu a pena!).
Se a galera se animar… posso tentar dar uma ajuda e moldar os posts num “mini-curso” para quem quiser começar a brincar e programar também. Atenção! Isso não é uma promessa! 😉
Pingback: News… | AMX Project
Pingback: Guru Meditation: Amiblitz – Parte 3: Um pouco de interação pra animar! | LabRitcho
Pingback: Guru Meditation: Amiblitz – Parte 4: Pong | LabRitcho
O AmiBlitz é bem fixe.
Bons exemplos, fizeram despertar de novo o bichinho da programação em Amiga 😀